sexta-feira, 1 de julho de 2011

DOM QUIXOTE - MIGUEL DE CERVANTES

Publicada no século XVI, esta obra utilizara da estrutura e das técnicas empregadas nas narrativas das novelas de cavalaria do período medieval e trovadoresco para fazer uma crítica a uma realidade e a um tempo que se torna obsoleto (decadente) na medida mesma que os ideais medievais vão dando lugar ao pensamento moderno representado pelo Renascimento e as ideais humanistas. Segundo Ian Watt (Mitos do Individualismo Moderno) Dom Quixote, apesar de um pouco distante de nós, é um típico herói moderno, imperfeito. Acostumado a ler histórias de Rei Artur e outras de aventuras, já velho o personagem não aceita a realidade tal qual ela se apresenta, e num surto de esquizofrenia, de loucura reinventa sua própria realidade, e consegue por vezes até convencer a outros do absurdo que sonha, a exemplo de Sanho Pança, que, ignorante, acredita nas palavras bonitas de seu amigo e cavaleiro "errante", que quer ir em busca de desafios, da fama e da imortalidade. trata-se de um meta-texto, na medida em que o texto ironiza e crítica de modo bem humorado o ridículo daquele ideário. O mundo mercantilista (capitalista) que nos aguarda não mais aceita os principais medievais de cavalherismo, honra, amor a Deus e ao próximo, dar lugar ao individualismo, ao egocentrismo e a coisificação do homem pelo homem.

8 comentários:

  1. Este filme cheio de fantasia conta a clássica história de Miguel de Cervantes de Alonso Quixada, um espanhol que leva ao extremo a sua paixão de criança aos dias de cavaleiros e aventuras.
    Alonso está tão obcecado pelas histórias de cavaleiros e donzelas, que renega todos os seus bens e passa a chamar-se Dom Quixote De La Mancha, partindo à procura da aventura, montado no seu cansado cavalo Rocinante e acompanhado pelo seu escudeiro, Sancho Pança.
    Vivendo muitas aventuras nascidas na sua ilusão, Dom Quixote combate o seu grande inimigo , o feiticeiro Malfatto, até que a sua família decide fazê-lo regressar a casa, traçando um plano que envolve os habitantes da sua cidade, esperando que uma boa dose de fantasia o faça cair na realidade.
    Mas quando Dom Quixote regressa a casa está a morrer e é nessa altura que surge Dulcineia, a sua grande paixão, para o ver uma ultima vez. Na sua fantasia final, o Cavaleiro Dom Quixote e a sua donzela Dulcineia voam felizes pelas estrelas. Mesmo na hora da morte, ele é vitorioso.

    Iolanda Beatriz 1º ano C

    ResponderExcluir
  2. Na província da Mancha, Espanha, vive um fidalgo que de tanto ler histórias de cavaleiros medievais confunde fantasia e realidade, e sai pelo mundo acreditando ser um deles. Nos seus delírios, Dom Quixote luta contra moinhos achando que são gigantes cruéis; apaixona-se por uma rude camponesa vendo nela uma dama aristocrática. Sancho Pança, seu fiel escudeiro, embora tenha uma visão prática das coisas, é fascinado pela imaginação de seu amo. Essas duas figuras, ao contrário dos super-heróis, sonham, têm esperança e fracassam, o que os torna tão humanos.

    Willames da Silva Araujo 1º ano C

    ResponderExcluir
  3. Este clássico é realmente uma comédia.
    Cervantes aborda a loucura de forma leve e engraçada.
    D.Quixote um psicótico afixionado por romances de cavalaria, se perde numa esquezofrênia frénetica da qual renderá muitas boas histórias e ainda outras histórias dentro da própria história. Talvez este método de escrita faça o leitor diminuir a marcha de leitura, mas isso não é problema para bons leitores.
    Os clássicos na sua grande maioria requer um pouco mais de tempo e dedicação, até mesmo por conta da nossa distância cronológica e de linguagem.
    Como já me dizia um antigo professor de filosofia - leituras tensas são como exercício para o nosso cérebro "cria músculos" e habilidades que leituras mais light não são capazes de nos dar.

    Maxsuel Felix 1º ano C

    ResponderExcluir
  4. Miguel de Cervantes de Alonso Quixada, um pequeno fidalgo castelhano que leva intesamente sua paixão por livros e histórias de cavalarias. perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos e dar a se mesmo o nome de Don Quixote de La Mancha.
    O filme narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista.
    Ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade.
    Então sua família os habitantes de sua cidade formão um plano para dar uma dose de fantásia tentando fazer com que ele voltasse a realidade. Mas quando Don quixote volta para casa, está perto da chegada de sua hora de partir para sempre.Então chega sua amada Ducineia, que vem velo pela ultima vez. E mesmo na hoara da morte Na sua ultima fantasia, o Cavaleiro Dom Quixote e a sua donzela Dulcineia voam felizes pelas estrelas.
    Fim! :P


    by: Eduarda Luizy Nº12
    1º Ano "C"

    ResponderExcluir
  5. O filme, Dom Quixote é um filme com muitas fantasias. Dom Quixote se apaixona por ´Dulcinéia e sai para uma guerra da sua imaginação, com seu companheiro. Ele volta doente e Dulcinéia o vê pela última vez, ele se imagina voando com ela sobre as estrelas.
    É um filme muito interessante, legal!

    Gidilane Rebeca de Sousa Santos
    1º ano 'D'

    ResponderExcluir
  6. Dom Quixote vivia em uma aldeia onde tem um casarão que mora com uma sobrinha uma governanta e um rapaz.Leu varios livros de cavaleiros que terminou decidindo ser um,enfretou varios perigos que nem mesmo exitiam.Conheçeu uma camponesa feia e desajeitada e começou a imaginar que era uma bela donsela.Passeava todos os dias pelas redondezas da sua casa e um desses passeios conheçeu Sancho Pança e com ele viveu varias aventuras.

    Swan Rocha 1º B

    ResponderExcluir
  7. De tanto ler histórias de cavalaria, um ingênuo fidalgo espanhol passa a acreditar piamente nos efeitos heróicos dos cavaleiros medievais e decide se tornar, ele também, um cavaleiro andante. Para tanto, recorre a uma armadura enferrujada que fora de seu bisavô, confecciona uma viseira de papelão e se auto-intitula Dom Quixote de La Mancha. Como todo cavaleiro, ele precisa de uma dama a quem honrar. Elege então uma lavradora que só conhece de vista e a chama de Dulcinéia. Depois de tomar essas providências, monta em seu decrépito cavalo Rocinante e foge de casa em busca de aventuras.

    Morgana Melo Ventura. 1° Anor "B"

    ResponderExcluir
  8. A história de D. Quixote se passa em uma pequena aldeia da Espanha, na província da Mancha. Trata-se de um ingênuo senhor cinqüentão, que vivia na zona rural. Tinha nome nobre, porém, poucas posses. Vivia em um velho casarão, com uma jovem sobrinha, uma governanta e um rapaz que cuidava da fazenda. A casa, além de uma extensa biblioteca, sendo os livros, a maioria de cavalaria, era toda ornamentada com escudos e lanças antigos, o que talvez tenha sido elementos fundamentais que levaram o personagem principal a enfrentar sérios problemas. [BR]O nome verdadeiro era dom Alonso Quixano. A maior parte do tempo lia livros de cavalaria, que falavam de heróis, que saíam pelo mundo matando vilões e honrando suas amadas. Leu tanto que isso tornou-se uma obsessão, até o dia em que decidiu, ele mesmo, tornar-se um cavaleiro andante. Muda o nome para Dom Quixote de la Mancha, se veste com uma armadura e monta em um velho pangaré, batizado de Rocinante.Como todos os cavaleiros tinham uma amada, para quem dedicava suas aventuras heróicas, D. Quixote não tinha, mas inventou uma. Lembrou-se que, anos atrás, estivera interessado em uma camponesa chamada Aldonça, que vivia na aldeia de Toboso. Era feia, desajeitada e analfabeta, mas o cavaleiro mudou seu nome para Dulcinéia del Toboso e passou a fantasiar que ela era mais bela que todas as damas e princesas dos livros
    -
    NATÁLIA VERÍSSIMO LOPES 1º "B"

    ResponderExcluir